sábado, 1 de junho de 2013

Doughnuts assados

Ingredientes:
1 1/3 xícara de leite integral morno
1 pacote de fermento biológico seco para pães
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
2/3 xícara de açúcar
2 ovos
5 xícaras de farinha de trigo
Noz moscada moída na hora a gosto
1 colher (café) de sal
Misture o fermento em 1/3 do leite morno em uma vasilha e reserve. Lembre-se que o leite não pode estar muito quente se não “mata” o fermento.  Em outra vasilha grande misture a manteiga, o restante do leite morno e o açúcar, até que açúcar derreta por completo. Misture o fermento derretido nessa mistura. Acrescente os ovos, a noz moscada e o sal. Depois de bem misturado, acrescente a farinha aos poucos. Quando ficar difícil de misturar com a colher, despeje em uma bancada para sovar. Eu não precisei usar as cinco xícaras de farinha de trigo, porque a massa ficou boa com apenas quatro. A massa deve ficar bem mole, mas desgrudando dos dedos.
A receita do site é feita na batedeira – como a minha é mais velha (ganhei de herança da sogra) preferi não arriscar e sovar na mão mesmo.
Depois de sovar, coloque a massa em uma vasilha, tampe com filme plástico e deixe crescer por uma hora ou até dobrar de volume.
Depois disso, despeje a massa novamente na bancada e estique com um rolo. Como minha bancada é pequena, tive que fazer várias vezes. Estique a massa e corte em círculos com um cortador ou, como eu, improvise com uma tampa. Depois corte o centro com um cortador bem menor ou um copo de doses (como eu, hehehe). Coloque os doughnuts nas costas de tabuleiros (ou em tabuleiros de pizza, com a borda baixa), cubra com toalhas limpinhas  e deixe descansar novamente por alguns minutos.
Depois é só assar em forno pré aquecido em 180ºC por 8 minutos. Eles não precisam corar, podem ficar branquinhos mesmo.
Montagem:
50g de manteiga derretida
Canela e açúcar refinado peneirados
Ainda quentes, mergulhe os doughnuts na manteiga derretida e depois no açúcar com canela. Eu deixei alguns sem açúcar, para poder comer com queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário